Saturday, February 20, 2016

Starbucks lança três novas bebidas geladas para o verão

 São Paulo - O Starbucks no Brasil acaba de lançar três novas bebidas geladas para o verão.
Entram no cardápio três sabores de iogurtes frappuccinos: maracujá, banana e frutas vermelhas.
Os de banana e frutas vermelhas já tinham dado as caras em outros verões. Já o de maracujá é a grande novidade.
A marca já avisa que a edição é limitada.
Outra novidade anunciada pela marca é a entrada definitiva no cardápio do bolo Red Velvet.
Criado apenas para o Natal, o bolo voltou para ficar após intensos pedidos de consumidores.
Fonte: www.exame.com.br 10/01/2016

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/starbucks-lanca-tres-novas-bebidas-geladas-para-o-verao

          A notícia acima representa o que é a marca global e, principalmente, a premissa “think global, act local”. As empresas tendem a almejar o reconhecimento global, mas devem sempre se adaptar e pensar em como encaixar seu produto no mercado local, sem perder a essência da origem da marca.
            Com o desenvolvimento das ferramentas de marketing e com o novo entendimento do branding, as empresas perceberam que os consumidores se atraem mais pela marca e mensagem que ela transmite do que pelo próprio produto. O símbolo de uma marca carrega uma história específica, e quem se identifica-se a ela, a utiliza. Foi assim que marcas como Starbucks iniciaram sua expansão global, ao perceber que a imagem representava muito mais do que um produto.  
            Essa visibilidade que os Estados Unidos tem, mostrando seu pode econômico e cultural, contribuiu para a “americanização” de boa parte dos países. O “american way of life” sempre foi um sonho para muitos, que agora poderia ser “realizado” ao adquirir a cultura através de produtos. No entanto, nem todos se familiarizam com costumes estrangeiros, assim, a empresa também precisa se adequar a particularidades das diferentes culturas. Assim os produtos globais são iguais e ao mesmo tempo diferentes.
            A estratégia da Starbucks no Brasil está sendo ir além das bebidas com café, para atrair também os que não estão acostumados com o café norte-americano. Introduzindo bebidas geladas a base de frutas que são características do verão brasileiro. O sabor dessas frutas tropicais agrada o paladar das pessoas que não frequentariam a cafeteria.
            Pensar global e agir local é, então, saber se adequar a culturas distintas sem perder sua identidade original. Assim como o Starbucks fez lançando bebidas que já são conhecidas dos brasileiros, mas com o charme Starbucks norte-americano de ser.


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